Em parceria com:
Duração: 45 Min
Lotação: 200 pessoas
Faixa etária: M/6
Criado e desenvolvido pelo coreógrafo brasileiro Marcelo Evelin e a Plataforma Demolition Incorporada, o projeto Barricada apresenta-se em Serralves com um coletivo de performers em resultado da parceria com a Companhia Instável.
Barricada é uma prática coletiva que propõe pensar a proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como uma posição política.
Uma figura coreográfica na qual um conjunto de corpos encadeados se articula e desarticula para marcar um momento no tempo e no espaço, e questionar noções de autonomia e resistência. Uma arquitetura de corpos firme e porosa, que interrompe fluxos, desloca identidades e fricciona fronteiras.
O nome – barricada – refere-se às táticas populares de insurreição que surgiram no século XVI, estruturas únicas e improvisadas que são construídas como um movimento de confronto, mas também funcionam como um espaço de proteção para uma determinada comunidade. As barricadas são estruturas essencialmente coletivas, feitas de aglomeração improvisada de qualquer material, que deixam suas funcionalidades para formar um organismo único e plural.
Outras atuações:
Dia 4 às 13:00 na Casa de Serralves
Criação: Marcelo Evelin/Demolition Incorporada
Interpretação: Ana Pereira, Adriana Pereira, Ornela Trespidi, Isabela Berto, Uatumã Fattori de Azevedo, Jule Fuchs, Emilia Parol, Ignazio Bortot, Beatriz Baptista, Tiago Silva, Roxana Suárez, Inês Freitas, Iara António Pacheco, Francisca Rodrigues, Catarina Corujeira, Mor Yaron, Rebecca Lång, Chiara Leonardi, Ana Jordão, Miguel Mendes Brás, Charlotte Zeidler, Mariana Coelho e Eleanor Winkler.
Música: "Floresta Amazônica", de Heitor Villa Lobos, retrabalhada por Sho Takiguchi
Direção de Produção: Regina Veloso/Casa de Produção
Assistência de Produção: Gui de Areia
Administração: Humilde Alves/CAMPO arte
Outros em